sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Vamos falar de: Razão e Sensibilidade

"Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição. Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais do que suficientes para outras."

Razão e SensibilidadeTítulo: Razão e Sensibilidade
Autora: Jane Austen 
Editora: Martin Claret
Quantidade de páginas: 453
Publicação: 2012
Sinopse: Após a morte de Henry Dashwood, sua esposa e filhas – a sensata Elinor, a romântica Marianne e a jovem Margaret – veem-se empobrecidas e obrigadas a trocar sua confortável mansão por um pequeno chalé em Barton Park. Enquanto Elinor é controlada e cautelosa, Marianne demonstra abertamente seus sentimentos, recusando-se a adotar a conduta hipócrita que é esperada dela. As irmãs enfrentam grandes desafios em suas vidas amorosas e são forçadas a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção antes de conquistarem o verdadeiro amor.


"Ás vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos e com muita frequência pelo que outras pessoas dizem de nós, sem que paremos para refletir e julgar."

 Razão e Sensibilidade foi minha terceira leitura de Jane Austen e o primeiro livro publicado pela autora no ano de 1811, sob o pseudônimo de “by a Lady."

  Neste livro a autora conta a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood, nascidas do segundo casamento de Henry Dashwood.
  Tudo começa quando o Mr. Dashwood morre, deixando seus bens sob os cuidados de seu único filho na esperança de que ele cuidasse das três irmãs e da madrasta. Acontece que seu filho resolve se apropriar da antiga casa do pai, fazendo com que as antigas moradoras sejam obrigadas a se mudar. E é nesse novo lar, uma cabana em Barton Park que as irmãs começam a atrair o interesse de alguns pretendentes.

"E afinal, Marianne, por mais fascinante que seja a ideia de um único e constante amor e apesar de tudo que se possa dizer sobre a felicidade de alguém depender completamente de uma pessoa determinada, as coisas não devem ser assim, nem é adequado ou possível que o sejam." 

  Elinor Dashwood é a irmã mais velha e racional da família, carregando nos ombros a responsabilidade de orientar sua mãe e irmãs, tendo no coração o amor secreto por Edward Ferrars, irmão de sua cunhada e herdeiro da família, o que torna ele inacessível a Elinor que não possui um grande dote.
  Marianne Dashwood é a irmã do meio. Temperamental, sonhadora e romântica, não consegue conter seus rompantes e não pensa antes de fazer algo. Logo que chega a Barton Park atrai a atenção do Coronel Brando, mas o julga muito velho para ela preferindo assim ignorar sua presença, e com a chegada de Willoughby ela vê sua chance de se apaixonar.

  Nessa história Jane Austen apresenta o paralelo entra as irmãs, onde uma é movida pela razão e a outra pela emoção e como de alguma forma as duas se completam. E na união das irmãs elas encontram um meio termo para seus temperamentos fortes, alcançando assim a felicidade.  
  
 Ainda encontramos assuntos comuns a obra da autora como criticas sociais e de costumes, que fazem dos seus livros tão atemporais. 


Por: Erika Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário