quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Leia para assistir: Dois irmãos

Olá pessoal!
Como vocês estão? Já programaram as leituras para este ano?
Aliás, como esta é a nossa primeira postagem, já começo desejando um 2017 maravilhoso para todos vocês! <3

Tinha que começar as postagens trazendo uma indicação ótima e, de preferência, nacional. Este ano teremos muitas novidades nas telas com histórias baseadas em grandes obras, e já começamos com essas adaptações surgindo.
Na última segunda-feira (09/01) a Rede Globo estreou em seu horário noturno a série "Dois irmãos" que será dividida em dez capítulos, baseada no livro que possui o mesmo título e que foi escrito por Milton Hatoum. <3
Caso não esteja acompanhando a série, deixo uma das apresentações aqui para que vocês possam entender um pouco do que se trata a história:



Só para esclarecer: Minha intenção era realmente escrever sobre a história no dia da estréia, porém, queria finalizar o livro para fazer alguns comparativos e ter mais informações para vocês.

Como já fica claro na apresentação, o ponto principal da história é a rivalidade entre os gêmeos Yaqub e Omar, que são frutos da relação entre Halim e Zana. 
A história se passa em Manaus (AM) e devido a fatos causados pela 2º Guerra Mundial, um dos gêmeos (Yaqub) é forçado a ir morar no sul do Líbano quando tinha treze anos. Cinco anos depois, Yaqub retorna e, deixando de lado a falta que tinha de sua terra e principalmente de Domingas, uma empregada indígena que cuidou dele mais do que sua própria mãe, ele novamente tem que encarar o irmão. As lembranças desagradáveis da infância e o sentimento de abandono e exclusão, principalmente pela mãe, que tem cuidados obsessivos por Omar, fazem Yaqub ser um homem calado. Bem sucedido nos estudos, diferente de Omar que é festeiro e possui um instinto violento, Yaqub vai para São Paulo e se torna um talentoso engenheiro, enquanto o irmão continua dando trabalho a família.
No livro, a narração é feita por Nael, filho de Domingas. Por meio de histórias contadas principalmente por Halim, Nael descreve ao leitor todas as tiranias de Omar, a loucura de Zana pelo filho, a atração que Rânia (também filha de Halim e Zana) sente pelos irmãos e a dedicação e vida sofrida de Domingas, que foi a personagem que mais me causou comoção durante a leitura.  
Já no início do livro, fica evidente que Nael é filho de um dos gêmeos, despertando a curiosidade do leitor para além das brigas entre os irmãos. Eu adorei a leitura e recomendo demais, principalmente para quem está gostando da série.
Sendo sincera, assisti o capítulo de ontem (Ep.3) e achei que foi super fiel ao que está no livro. Claro que, como esperado, a "sensualidade" e a "violência" acabam se destacando mais do que a própria essência da história, o que eu sinceramente acho uma pena acontecer com frequência em adaptações, porém, se for para que desperte o interesse para a leitura, já é um ponto positivo.

Para fechar, acho importante destacar as seguintes informações: "Dois irmãos" foi escrito em 2000, sendo o segundo romance de Milton Hatoum. Foi vencedor do prêmio Jabuti, além de ter sido traduzido para oito idiomas. Em 2016, foi divulgado e relançado com uma nova capa pela Companhia das Letras (edição que pode ser visualizada na foto abaixo). 



Espero que tenham gostado da postagem de hoje!
Até a próxima!
Por: Ellen Diniz   

Nenhum comentário:

Postar um comentário