quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Livros pelo Chile

















        Chi-Chi-Chi-le-le-le-viva-Chile !!!

   Para quem já assistiu algum jogo de futebol da seleção chilena, com certeza já escutou isto e sabe que a torcida deles é umas das mais animadas. Mas vocês sabiam que um dos melhores vinhos do mundo é o chileno? Que lá é um dos locais com mais vulcões? E com o deserto mais árido do mundo (Atacama)?
 Mas principalmente, vocês sabiam que a Literatura Chilena possui dois prêmios Nobel com Gabriela Mistral (única latina a ganhar o prêmio) e Pablo Neruda?

 Então, que tal darmos uma olhadinha nessa literatura tão premiada e respeitada mundialmente? 

  • País: Chile 
  • Continente: América do Sul
  • Língua Oficial: Espanhol  
  • A epopeia "La araucana" escrita pelo espanhol Alonso de Ercilla y Zúñiga é considerada a primeira escrita em solo americano e relata os confrontos entre os espanhóis e os nativos do que hoje é conhecido como Chile.  (fonte)

Formas de Voltar para Casa
Formas de voltar para casa - Alexandro Zambra 
 Formas de voltar para casa narra as memórias – ouvidas e vivenciadas – de um homem cuja infância se passou durante a ditadura de Augusto Pinochet, no Chile. A narrativa se desdobra em dois momentos: o passado – começo dos anos 80 –, que o protagonista tenta recuperar para, então, finalizar um livro que ele está escrevendo no presente. Na busca por entender acontecimentos nebulosos, ele percorre um melancólico e dolorido caminho de volta na tentativa de escrever a própria história. 

 Zambra tem três livros publicados pala Cosac, e foi muito difícil escolher qual deles colocar aqui, Formas de Voltar para casa, ganhou por sua temática, que muito me interessa, a ditadura que ocorreu nos países latinos. Na publicação sobre a Argentina coloquei um livro sobre esse período, e agora é a vez de recomendar uma história sobre Pinochet.

      
Confesso Que ViviConfesso que Vivi - Pablo Neruda 
  Neruda narra, num estilo impregnado de poesia, sua vida desde a infância até os últimos dias, quando mesmo impossibilitado pela doença insiste em escrever - seus poemas à Matilde, o último amor, durante a convalescência, são considerados clássicos da língua espanhola. Diplomata ainda jovem, Neruda revela nesta obra que iniciou suas atividades políticas na Espanha, na década de 30, durante a guerra civil, quando representava o Chile na embaixada em Madri.


  Pablo Neruda é o grande nome da literatura chilena, ganhador do Nobel de 1971, suas poesias são mundialmente famosas e reconhecidas. Então, por que não colocar um de seus livros de poesias nesta lista? Confesso que a ideia de começar a leitura das obras desse grande autor, pela sua biografia e não pelos poemas, e ter a chance de conhecer a pessoa e o autor ao mesmo tempo é muito mais atraente.
A Casa dos Espíritos

          

  A Casa dos Espíritos  - Isabel Allende 
"A Casa dos Espíritos", romance transcendental de Isabel Allende, conta a saga da turbulenta e numerosa família Trueba, do Chile, com o seu patriarca angustiado e suas mulheres clarividentes. Trata-se de uma narrativa vertiginosa que se alimenta de si mesma e parece tender ao infinito. 

 Este livro é considerado um dos mais importantes da literatura latino-americana, extremamente recomendado pelos críticos literários ele foi recorde de vendas. Isabel Allende tem fama de construir excelentes personagens e de possuir uma linguagem poética e cativante.

Antología Poética


Antologia Poética - Gabriela Mistral 

  Infelizmente não é fácil achar as obras dessa grande poetisa em português, mas, recomendo que pesquisem poemas e principalmente a vida dessa poetisa, educadora e feminista, vale muito a pena ler sobre ela, principalmente por ela ser a única mulher latina a ganhar um Nobel, que foi no ano de 1945.







  O Chile é um pequeno país localizado entre as Cordilheiras dos Andes e o Oceano Pacífico, com umas das melhores e mais bonitas paisagens das Américas e, como acabamos de ver um pouquinho só aqui, uma literatura tão bonita quanto.
 Então, vamos conhecer o Chile?


Por: Erika Duarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário