sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Masp - Museu de Arte de São Paulo

Boa noite pessoal! 
Tudo bem com vocês? <3
Hoje a postagem será sobre entretenimento. \o/
Na última terça-feira, fiz uma visita ao MASP (Museu de Arte de São Paulo) pela primeira vez. Como sabem, ele é localizado na Avenida Paulista e, além de possuir uma arquitetura incrível, possui mais de 8 mil obras em sua coleção.  

Imagem retirada do site guiadasemana.com.br

Resolvi compartilhar algumas fotos das exposições que estão lá no momento e contar um pouco sobre elas... Espero que motive vocês a também irem fazer uma visita (vale muito a pena).

Exposição: A mão do povo brasileiro, 1969/2016 



Focada em apresentar materiais da nossa cultura, vários objetos (aproximadamente mil) incluindo utensílios de cozinha, pinturas, objetos religiosos, entre outras coisas são expostos para apreciação dos visitantes. Ficará até o dia 29/01/2017 no 1º andar do museu.

" [...] A questão central da mostra é: de que maneira podem ser reconstruídas, relembradas e reconfiguradas as histórias sobre a arte e a cultura no Brasil, para além dos modos, gostos e ofícios das classes dominantes? [...] " 
(Explicação retirada do site do Masp)





Exposição: Acervo em transformação




Localizada no 2º andar, a exposição está no museu desde dezembro do ano passado e conta com 119 obras que são de várias coleções do museu. 

" [...] A exposição tem um foco na arte figurativa, o que reflete a história da coleção e os interesses de Lina e Pietro, que resistiram à hegemonia predominante da tradição abstrata no Brasil nas décadas de 1940 e 1950. Ambos preocupavam-se com os efeitos despolitizadores da abstração, durante a promoção da abstração geométrica realizada pelos Estados Unidos em sua “política de boa vizinhança” durante a Guerra Fria. [...] "
(Explicação retirada do site do Masp)





















Exposição: Portinari Popular


Candido Portinari (1903-1962) foi um famoso artista plástico brasileiro, considerado um dos mais prestigiados no Brasil e no mundo. Algumas de suas pinturas estão presentes para contemplação dos admiradores de suas obras, inclusive, a tão famosa obra "Os retirantes (1944)" e "O lavrador de café (1939)".
A exposição ficará até o dia 15 de novembro e está localizada no 2º andar térreo.  

" [...] O foco é nas pinturas com temas, narrativas e figuras populares — trabalhadores em suas diversas atividades (lavradores de café e de outras culturas, lavadeiras, músicos, garimpeiros), personagens e tipos populares (o cangaceiro, o retirante, a baiana, a índia Carajá) e não europeus (negros, mulatos, índios). Os personagens aparecem em diferentes contextos geográficos e sociais (em Brodowski, a cidade natal do pintor no interior paulista, em paisagens empobrecidas, ou nas favelas do Rio de Janeiro) em brincadeiras ou jogos, na música, no circo, ou em festas populares, mas também na dor — na miséria, na morte. [...] " 
(Explicação retirada do site do Masp)


Quadro: Os retirantes (1944)


Vale lembrar: 
O museu fecha sempre na segunda-feira e na terça-feira a entrada é gratuita. Nos demais dias, a entrada custa R$12,00 (estudantes pagam meia).

Espero ter motivado vocês a também irem visitar esse museu incrível. <3

Até a próxima postagem!
Por: Ellen Diniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário