quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Livros pela Argentina

 Durante as Olimpíadas no Rio, o mundo todo estava olhando para o Brasil, mas, agora que ela acabou (infelizmente) e enquanto as Paraolimpíadas não vêm, que tal dar uma olhadinha no nosso vizinho e ver quais são as medalhas de ouro na modalidade Literatura ??
  Nossa próxima parada é a Argentina, país dos nossos Hermanos, nossos maiores rivais no Futebol e por vezes até na política. Mas também é a terra do alfajor <3, das Chiquititas, do tango e também de Borges e Cortázar
  •  País: Argentina
  • Continente: América do Sul
  • Língua oficial: Espanhol
  • O conto “O Matadouro” do autor Esteban Echeverría é considerado o primeiro escrito do país.
 A Literatura Argentina é umas das mais influentes da America Latina, e são tantos livros bons, importantes e de referência que foi muito difícil chegar nesta lista:   



O Jogo da Amarelinha - Julio Cortázar
 "O jogo da Amarelinha é um labirinto literário no qual Cortázar discute os questionamentos do homem diante de seu destino, conflitos, dúvidas e paixões. Dividido em três partes, pode ser lido de diversas formas. Cada leitor cria o seu próprio livro e ritmo." 
 Lançado em 1963 esse livro é considerado um dos mais importantes da língua espanhola, fazendo parte do famoso Boom da literatura latino-americana por seu formato inovador.

Operação Massacre - Rodolfo Wash
"Reunidos em uma casa na região metropolitana de Buenos Aires para acompanhar a transmissão de uma luta de boxe pelo rádio, doze homens são presos e levados para a delegacia na noite de 9 de junho de 1956, onde permanecem sem acusação formal ou julgamento até a manhã seguinte, quando enfim são conduzidos a um lixão nos limites da cidade e condenados sumariamente ao fuzilamento."
 Lançado em 1956, e fala sobre a ditadura militar argentina, assim como o Brasil, muitos países da America do Sul sofreram muito com a ditadura e esse livro é uma ótima oportunidade para descobrirmos um pouco sobre essa fase do país.

Ficções - Jorge Luis Borges 
"Ficções, publicado originalmente em 1944, é a obra que trouxe reconhecimento universal para Jorge Luis Borges, graças, entre outros motivos, ao caráter fora do comum de seus temas, abertos para o fantástico, e a inesperada dimensão filosófica do tratamento."
 Borges sem duvidas é um dos mais importantes críticos literários do mundo, mas, o que eu não sabia, que como contista ele é tão bom e respeitado quanto. Por isso ler esse livro e conhecer uma outra escrita desse autor sera uma ótima experiência.

A Invenção de Morel - Adolfo Bioy Casares 
 "O livro conta a história de um fugitivo que chega a uma ilha aparentemente deserta, com estranhas construções que também parecem abandonadas. Um dia, ele ouve música e ruídos. Percebe que não está sozinho e, atemorizado, busca refúgio num pântano. Aos poucos, porém, se aproxima do grupo e se apaixona por uma mulher. Mas algo que ele não entende ocorre ali, porque os desconhecidos não o veem e não o ouvem. Tudo parece estar relacionado com uma misteriosa máquina inventada por um sujeito chamado Morel e que sugere a criação de uma espécie de imortalidade, mas por meio de imagens."
 Lançado em 1940 esse livro e uma grande referência na ficção cientifica, servindo até hoje de inspiração para diversos autores e produções cinematografias.


 Muito e muitos livros bons ficaram de fora desta lista, a industria literária argentina é uma das que mais produz, então são muitos livros que estão chegando e que já tem seus espaços garantidos que valem muito a pena serem lidos.
 Então vamos para a Argentina? 


Por: Erika Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário