quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ressaca literária

Boa tarde! <3
Tudo bem com vocês?
Hoje vou escrever sobre algo que tenho certeza que já atingiu quase todos os bons leitores, que é a famosa ressaca literária.

O que é ressaca literária?
Por alguma razão, certo leitor(a) que sempre tem um bom livro como companhia, passa por um período em que a vontade de ler simplesmente desaparece. Parece algo comum para alguns ou até mesmo loucura, mas para nós que temos vários livros para ler na estante e vários outros na lista de desejados do skoob (kkkk) ficamos um pouco “paranoicos”, além de tentar de alguma forma fazer com que nosso interesse literário retorne.

Por que isso acontece?
Há diversas situações que fazem com que isso ocorra, então, vou me focar nas que já aconteceram comigo ok?
A mais comum ocorre quando você se apega demais a um determinado livro ou saga. É como se nós ainda não estivéssemos preparados para novas histórias e novos personagens, e isto nos impede de pegar outra obra para ler.
Outro motivo comum é quando lemos algum livro muito complexo. Talvez pela leitura ter se tornado cansativa em determinados momentos, ficamos um pouco relutantes de tentar algo novo devido a experiência passada.

O que posso fazer para mudar essa situação?
Antes de qualquer coisa, TENHA PACIÊNCIA! Por experiência própria, posso dizer que não adianta absolutamente nada forçar uma leitura, até porque, já foge totalmente do objetivo principal de ler um livro, que é nos trazer calma e prazer.
Às vezes, é bom simplesmente dar um tempo... Se a vontade não apareceu ainda, tente fazer outras coisas, como assistir a alguma série, tentar terminar algum jogo, entre outras coisas que você também goste de fazer.
Caso uma pequena vontade comece a surgir depois de alguns dias, opte por escolher um livro mais leve, com uma história mais simples. Uma outra opção também é pegar livros menores. 

Como evitar que isso aconteça?
No caso da ressaca acontecer por puro amor ao livro terminado, acho impossível você evitar isso (sinceramente). Aposto também que, mesmo com esse probleminha após a leitura, a maioria dos leitores não se arrependem de ter lido essa tal obra que está fazendo sua vida perder o sentido (kkkk).
Já no caso dos livros complexos, não tentem forçar a barra... Leia devagar e intercale com outro que você goste. 
Agora, se o livro for chato e você está lendo simplesmente por ler, não faça isso. Tem tantos títulos maravilhosos... Se o livro não faz seu estilo ou a história não te envolve, não há vergonha nenhuma em interromper a leitura e tentar outra obra. :)

Espero que vocês tenham gostado da estréia do "Vamos conversar?"" aqui no blog.
Tem alguma ideia de assunto? Manda pra gente! <3
Até a próxima!:*
Por: Ellen Diniz 



Nenhum comentário:

Postar um comentário