quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Vamos falar de: Complexidade à flor da pele

Olá pessoal! <3
Tudo bem com vocês?
Hoje vim falar sobre um livro que não é muito conhecido, mas que eu particularmente gostei bastante. Ganhei de presente do meu pai tem alguns meses e aproveitei os últimos dias de férias para ler. 





Título: Complexidade à flor da pele
Orgs: Alex Galeno/ Gustavo de Castro/ Josimey Costa da Silva
Editora: Cortez
Quantidade de páginas: 174
Publicação: 2003











O livro contém exatos quinze textos escritos por pessoas que tem um amplo conhecimento acadêmico. Cada autor defende sua opinião retomando grandes nomes que, por meio de seus estudos, fizeram parte da história... Um ícone bastante citado durante alguns dos artigos foi Sigmund Freud, um médico neurologista e criador da psicanálise.
Como especificado na própria capa, o foco principal destes textos são a ciência, a cultura e a comunicação, e dois deles ganharam a minha preferência, por isso, serão neles que irei me focar. 
Um dos primeiros textos tem como título "Por uma ciência que sonha" e foi escrito pela professora Maria da Conceição de Almeida. Por meio de três metáforas, ela faz com que o leitor reflita sobre diversas questões, principalmente as da vida e de seus obstáculos. Na metáfora "A flor do cacto", ela deixa uma frase maravilhosa que com certeza irei compartilhar com vocês:

"[...] Sugiro que a flor do cacto aparece para nos dizer que nem tudo são espinhos, e que é possível abrir espaços criativos, desejantes, libertários e prontos para serem coloridos conforme as cores que nos aprazerem. [...]"  
Pg 32

Um outro texto que preciso citar aqui é o "A violência invisível na era da visibilidade: a mídia, a senilização e a violência infanto-juvenil". Nele, o professor Norval Baitello Júnior faz com que os lados negativos da tecnologia fiquem evidentes ao leitor. Sabemos o quanto este recurso é exaltado nos dias atuais, porém, o "vicio" que vem junto com ele e que afeta principalmente as nossas crianças e jovens acabam se camuflando em nosso cotidiano.

"[...] Os espaços da comunicação de proximidade, os rituais familiares, os encontros festivos, os contatos de proximidade física em espaços de acolhimento caminharão para extinção se a escalada da privatização dos espaços públicos continuar seu curso sem a resistência de instâncias regulamentadoras responsáveis. Restará a violência bruta como única via de acesso aos contatos corporais. [...]"
Pg 69

Pode-se dizer que o livro inteiro é formado por textos que fazem com que o leitor entenda que muitas coisas importantes estão passando despercebidas, e de quanto isso é preocupante. Fora os já citados, deixo abaixo para vocês os demais títulos com os nomes de seus respectivos autores:

Complexidade e comunicação (Arnon A. M. de Andrade)
Notas sobre a ebulição do pensamento (Rose de Melo Rocha)
A caminho do método (Juremir Machado da Silva)
A estrutura temporal das imagens (Dietmar Kamper)
Narcisismo, castração e sedução entre homens e mulheres (Ciro Marcondes Filho)
Caos, filosofia e ciência (Danielle Naves de Oliveira)
Mídias corroída e subjetividades amputadas (Alex Galeno)
Sociabilidade tecnológica (Tarcyanie Cajueiro Santos)
O corpo se entretece no olhar (Josimey Costa da Silva)
Palimpsesto- Um corpo na arte contemporânea (Ângela Almeida)
Sobre o corpo que nos es(a)colhe: o corpo como mídia primária- acaso, ruído e memória (Malena Segura Contrera)
O intelectual, a cigarra e a formiga (Margarida Maria Knobbe)
Seis ou sete comunicações para o século XXI (Gustavo de Castro)  

 
A linguagem pode ser considerada por muitos complicada, porém, se lido com calma, até esses leitores que possuem uma certa dificuldade irão absorver coisas maravilhosas dele. Indico para pessoas que buscam um conhecimento amplo (ele contém fontes incríveis).  

Espero que tenham gostado da dica de hoje!
Até a próxima postagem!
Por: Ellen Diniz

2 comentários:

  1. O filha fico feliz que tenha gostado do livro, quando li também achei ótimo. Um beijo do seu Pai te amo muito. Ass. Eduilson Cruz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pai! Eu amei o presente! Também te amo muito viu? Beijos. Ass: Ellen Diniz

      Excluir