segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Vamos falar de: O livro do Amanhã



" E se soubéssemos, o que nos traria o amanhã? Poderíamos repará-lo? Conseguiríamos?"
O Livro do Amanhã                                                     
Título: O livro do Amanhã 
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito 
Quantidade de Páginas: 368
Publicação: 2013

Sinopse:
Nascida no luxo, Tâmara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tâmara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso.



 Tâmara era a típica adolescente rica, mimada, geniosa e rebelde. Diversão para ela consistia em ficar bêbada, passar a madrugada na praia com as amigas e namorar com vários garotos.
  Em sua casa a vida é um caos. Sua mãe vive em um mundo de futilidades e seu pai só pensa em negócios e em como ganhar mais e mais dinheiro, e a única interação que eles tinham com a filha era por meio de muitas brigas.
 Até que tudo muda: Seu pai comete suicídio após descobrir que estava em falência, e o mundo de menina rica de Tâmara de repente não existe mais.  

Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora posso dizer que os aprecio quando chegam.”

  Com sua vida desmoronada, depois de perder o pai, a casa, todo o dinheiro e com sua mãe em estado de choque, Tâmara vai morar com os tios que pouco conhece, e com quem não consegue se relacionar.
  Totalmente sozinha ela encontra a oportunidade de uma distração quando um carro-biblioteca surge na sua rua e mesmo sem nunca ter lido nada, ela logo faz amizade com o motorista e embarca em um passeio com ele.
  Durante esse passeio, ela encontra um livro misterioso no meio dos outros e resolve levar ele para investigar. Para sua surpresa, o livro era um diário e estava todo escrito com sua letra, e para piorar nele estava narrado todos os acontecimentos do dia seguinte. 
    E agora, como reagir a isso? O que fazer com essas informações? Mudar o futuro? Será mesmo possível mudar o amanhã?

"Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que querem comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham."
 Conforme Tâmara vai lendo o livro/diário, muito mistérios surgem, segredos de família são revelados e sua vida e a de sua mãe são postas em risco.
  Até a leitura deste livro, minha experiência com os livros da Cecelia Ahern foram com romances, e ótimos romances. Quando comecei a ler este, esperava a mesma coisa, mas fui surpreendida por uma história de mistério, intrigas e um leve romance de fundo.

 A história é ótima, foge de todos os clichês dos romances, e por muitas vezes nos leva a refletir sobre a perda, sobre valores morais e familiares e principalmente a não julgar uma pessoa antes de saber os motivos por trás de seus atos. 

"Ninguém que fala tão pouco é tão simples quanto pensamos. Não dizer quase nada exige muito porque, quando você não está falando está pensando, e ele pensa muito."

Por: Erika Duarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário