domingo, 10 de abril de 2016

Vamos falar de: Só por hoje e para sempre.

Só por Hoje e para SempreTítulo: Só por hoje e para sempre.
Autor: Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 168
Data de Publicação: 2015
Skoob
  
Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.
                        
                         “Hoje não dá/Vou consertar a minha asa quebrada/E descansar.”
                 
       No ultimo dia 27 de março, o cantor Renato Russo completaria 56 anos, se ainda estivesse vivo. Eu como fã dessa pessoa genial, não poderia deixar de fazer uma pequena homenagem (super atrasada). E depois de pensar sobre o que fazer, resolvi resenhar “Só por hoje e para sempre Esse livro ótimo, que relata os 29 dias em que o Renato Russo passou na reabilitação.

“Pai, por que você escreve tanto?”. “Porque nos próximos cinquenta anos, Giuliano, as pessoas poderão saber o que eu sinto e penso hoje”.

    “Só por hoje e para sempre” foi escrito durante o tratamento de dependência química do cantor realizado em 1993, e funcionou como parte de seu tratamento, onde, ele precisava registrar em diário, seu dia-a-dia na clinica, sua evolução, seus medos, dificuldades e avanços.
      
       “É tão maravilhoso isso,
       Você vai adorar, é a sua cara.
       Só por hoje e para sempre!
       Vamos ser felizes de novo!”
      
  O livro é uma reflexão sobre os fatos de sua vida que podem ter o levado “ao fundo do posso”, como os relacionamentos que não deram certo, sua carreira, tanto a época do Aborto Elétrico aos dias atuais na Legião Urbana, suas brigas profissionais e pessoais, amigos e escândalos.
 
     “Que bom que aquele monstro, foi embora. Vamos ser felizes de novo? É o que mais quero!”

  Os capítulos são divididos, pelas fases do tratamento do Renato Russo, e podemos ver claramente a mudança que ocorre com ele, acompanhamos a esperança a o otimismo nascendo e ganhando forças, assim como sua autoconfiança surgindo. Os relatos são tão puros e sinceros que conseguimos sentir o que ele sente e acreditar assim como ele em sua melhora.

                       “E aos vinte e nove com o retorno de saturno
                        Decidi começar a viver”
  A Companhia das Letras reuniu todas as folhas soltas escrita pelo cantor em um trabalho maravilhoso com uma diagramação extremamente detalhista, que vai, desde, as letras em azul para imitar uma caneta, aos desenhos originais e notas de rodapé a paginas que imitam fichas médicas e folhas de cadernos, e montou esse livro lindo.
  
 Após sua saída da clinica a Legião Urbana lançou o disco “O descobrimento do Brasil” com musicas que remetem a sua experiência na reabilitação e esperança de dias melhores, entre elas podemos destacar, Os anjos, Giz <3 e a minha favorita 29



Por:Erika Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário