quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Das telas para as páginas

Segundo dia da nossa semana do terror, e hoje venho falar de filmes. Confesso que minha experiência com esses filmes é bem recente, demorei um pouco para criar coragem em assisti-los, mas, depois do meu primeiro filme sangrento (Olhos famintos) não parei mais.
Seja um terror psicológico, um massacre extremamente sangrento ou a invocação de algum espírito, não tem nada melhor para nos fazer entrar neste clima que um bom filme.
Agora sabe o que é ainda melhor do que fazer maratona de Jogos Mortais neste dia das Bruxas (Halloween)? É poder ler a adaptações desses filmes que marcaram e assombraram tantas pessoas.  



PsicosePsicose - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1


Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. 

Para começar esta lista muito bem, vamos falar do clássico, dos clássicos, no quesito terror/horror, que não poderia ser outro se não a obra prima de Alfred Hitchcock - Psicose.
O filme é de 1960, e foi adaptado a partir do livro escrito por Robert Bloche. Causou uma revolução no cinema da época, e até hoje é muito bem visto e elogiado, sendo considerado um dos melhores filmes da história. Vale muito a pena ser visto e lido principalmente se você não é muito fã de sangue e sustos.


A Noite dos Mortos-VivosA Noite dos Mortos-Vivos - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1

 Sete estranhos ficam presos em uma isolada casa de fazenda enquanto zumbis canibais - despertados da morte por um teste radioativo no espaço - promovem um incansável ataque, matando (e comendo) qualquer um em seu caminho.

Existem várias adaptações para a noite dos mortos-vivos, inclusive li vários elogios sobre a versão original de 1968. Eu só assisti o remake de 1990.
Para aqueles que gostam de Zumbi, este filme é o pioneiro na categoria, e contém tudo que um apocalipse zumbi tem direito: Muito sangue e muitas mortes bizarras.
O livro foi escrito por John Russo, que transformou em novela o roteiro de George A. Romero, e é perfeito para aquelas pessoas que, assim como eu, adoram o filme e a edição da DarkSide Books, que além de lindíssima ainda contém a continuação da historia A Volta dos Mortos Livros. 




 Conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas.

Lançado em 1974 com o roteiro de Kim Henkel e Tobe Hooper, o filme foi sucesso instantâneo em alguns países e proibido de ser exibido em outros por seu conteúdo violento, o que só ajudou a aumentar a curiosidade do público, além do que, o filme foi baseado em fatos reais, só isso já basta para arrastar multidões para o cinema.
O Massacre da serra elétrica é daqueles filmes, que não sabemos se tem mais sangue derramado por minuto ou mais continuações.  O que realmente importa e que sempre vamos querer assistir.
O livro da Editora DarkSide® Books trás os bastidores do filme, com fotos, roteiros e a história completa, perfeito para os fãs dos livros. 
 
Carrie, a Estranha - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 1Carrie - A Estranha

O livro narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.

Para finalizar, não poderia faltar o mestre do terror Stephen Kings. São tantos livros e filmes bons que foi difícil escolher (na verdade ele merecia uma lista exclusiva). Depois de pensar, achei que não teria melhor representante do que Carrie- A estranha, a primeira obra do autor que foi publicada, e um dos meus filmes preferidos no gênero.
Sua primeira adaptação para o cinema foi em 1976 por Brian de Palma e deste então já teve mais duas versões e uma continuação.
O filme é ótimo e contém tudo que um filme de terror precisa ter: Uma escola, uma turma do mal, uma protagonista que sofre nas mãos dessa turma, uma mãe controladora e por fim poderes sobrenaturais e desejo de vingança. Um ótimo pedido para esse dia 31. 

Por mais que o Halloween não seja uma tradição em nosso país, os livros e filmes com esse gênero estão sempre muito presentes no nosso dia-a-dia, então, porque não entrar no clima e aproveitar? Já que não podemos sair por ai pedindo doces, porque não fazermos uma maratona de filmes assustadores e depois lermos sobre eles? 

Por: Erika Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário