segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Criaturas assustadoras

O HALLOWEEN CHEGOU!!! 
E ai... Já foram em muitas festas? Capricharam na fantasia?
Para fechar com nosso especial, nada melhor do que falar sobre criaturas assustadoras não é? Tudo bem que alguns seres que citaremos aqui algumas histórias nos fizeram amar e até querer ser um (a), mas foco no lado maldoso da coisa certo? Afinal, é dia das bruxas (muahahahaha).
Então, vamos começar!

Retirado do site issoebizarro.com
 Lobisomens

Aqui no Brasil, existem várias versões para a lenda dos Lobisomens (uns dizem que um menino acaba virando lobisomem quando é o sétimo do mesmo sexo a nascer na família, outros falam que quando uma mãe tem sete meninas, se sua oitava gestação for um menino ele nascera com esta maldição, etc), porém, independente de como e do porque, o homem que puder se transformar nesta criatura lendária e de origem grega fará isso em noites de lua cheia, e só voltará a sua real forma ao amanhecer. 
Completamente assustadores e agressivos, se você der o azar de se encontrar com um deles mate-o imediatamente! E só para deixar claro, eles só podem ser mortos quando são acertados por algum objeto feito de prata.

Retirado do blog: fatoefarsa.blogspot
                           Bruxas

Sabemos que hoje as bruxas são super admiradas e não só vistas como na foto ao lado, porém, por muitos anos, falar em bruxa era associar sua imagem a uma velha super feia, nariguda e com uma risada de fazer arrepiar qualquer pessoa. Voando em suas vassouras a noite, geralmente em dias de lua cheia, utilizando a Magia Negra, elas transformavam humanos em animais e faziam muitas outras maldades e feitiços. 
Uma das coisas que também remetem as bruxas são os gatos pretos. Há histórias que dizem que elas se transformavam neles para aprontar (por isso, os coitados dos bichanos desta cor são considerados seres que trazem azar). 



Vampiros

Sem dúvidas estes seres que se alimentam de sangue e temem o sol são minhas criaturas das trevas preferidas (e sim, culpe Crepúsculo por isso), mas, antes que eles virassem febre por brilhar no sol ou por se apaixonarem por adolescentes humanas, os Vampiros já tinham sua participação garantida na literatura e no imaginário popular.
Antes mesmo de Bram Stoker presentear o mundo com o seu Drácula, em 1897 (uma junção de todas as lendas que eram contadas pela Europa), já circulava histórias sobre Vlad, o Empalador, um grande e cruel guerreiro, com sede de sangue e que o povo acreditava ser imortal. Muitos dizem que Vlad é a principal inspiração de Bram Stoker.
Bram Stoker também revolucionou o mito do Vampiro, depois dele esses seres passaram a fugir do sol, não olhar mais em espelhos, dormirem em caixões, odiarem alho e pedirem permissão para entrar nos lugares, além de serem criaturas educadas, charmosas, sedutoras e ricas.
A Literatura Vampiresca é tão vasta que já rendeu vários estudos. Além, é claro, de filmes, seriados, comunidade de pessoas que se denominam vampiros e até mesmo uma novela na Globo.

                      
Fantasmas 

A presença de Fantasmas na literatura surgiu por volta dos séculos XIX e XX durante a fase gótica do romance Europeu. Eles estavam sempre ligados a castelos medievais com aparências sinistras, e mantinham um apego a tudo que era seu antes da morte.
Edgar Alan Poe é listado como um dos grandes autores deste assunto, junto com Henry James e seu livro A volta do parafuso de 1898.
Com o passar do tempo, estes seres transparentes começaram a se deslocar de seus castelos e passaram a assombrar hospitais, praças, cemitérios, trazendo com isso uma proximidade com o leitor. A partir daí você não precisava mais ir até um castelo para encontrar um fantasma, ele iria até você em qualquer lugar.
Com o fim do século XX os Fantasmas passaram a ter versões diferentes de acordo com a região e a crença das pessoas, assim passaram a aparecer fantasmas ruins (O fantasma de Canterville), fantasmas narradores de histórias (Quincas Borba), pessoas que eram denominadas como fantasmas (O fantasma da Ópera), fantasmas bons (Penadinho <3), amantes fantasmas (Dona Flor e seus dois maridos) e fantasmas vingativos, como é o caso do conto O Cavaleiro Sem Cabeça.
Existem várias versões para o mito dos Fantasmas, e você pode escolher aquela que mais te agrada.

Então, seja no dia 31 de Outubro, ou em qualquer outro dia do ano, escolha sua criatura das trevas preferidas e boa leitura ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário