quinta-feira, 7 de julho de 2016

Clássico: Lucíola

Bom dia! <3
Depois de algum tempo sem postagens sobre os livros clássicos, hoje estou aqui especialmente para isso!  
Confesso que gosto muito dos livros atuais, porém, me identifico mais lendo histórias atemporais, tanto pelo modo de escrita como pelo que elas transmitem... Geralmente são livros que contém mais emoção. E o principal: Foi por me apaixonar tanto pelos clássicos que escolhi a faculdade que estou cursando (Letras) e hoje, quase formada, percebo o quanto esse mundo literário me fascina. <3 
Depois desta pequena introdução (risos), vamos ao livro escolhido? 





Título: Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: Escala
Quantidade de páginas: 127
Publicação: 2008 (2º edição)
Publicado pela primeira vez em 1862
Skoob












O livro "Lucíola" é um romance urbano escrito por José de Alencar que passou a fazer parte de uma categoria específica do autor chamada de "perfis de mulheres", junto com o livro "Diva (1864)" e "Senhora (1875)", que mostra a sua preocupação com a mente feminina.
Sendo o primeiro a ser publicado (1862) o livro é narrado por Paulo, que está contando sua história para uma senhora por meio de cartas sobre o seu romance com Lúcia, que ocorreu há seis anos atrás, no ano de 1855. 
Paulo, vindo de Pernambuco (sua cidade natal), chega ao Rio de Janeiro e em seu primeiro dia, vê Lúcia em um carro e se apaixona imediatamente por ela. Dias depois, em uma festa com seu amigo Dr Sá, novamente vê aquela mulher de beleza incomparável e é por meio do amigo que descobre que aquela dama na verdade é uma prostituta muito cobiçada por sua beleza.  
Apesar do impacto da notícia, pouco tempo depois do encontro, Paulo resolve procurar Lúcia em sua casa. Claro que, a princípio, Paulo foi motivado pelo desejo, porém, depois de passarem muito tempo conversando, ele vai embora sem tentar nada com a moça.
No dia seguinte, ele vai até a casa de Lúcia novamente a pedido dela, e resolve ser um pouco mais ousado. Os dois acabam tendo relações, mas, durante o envolvimento, Paulo percebe um certo ódio e tristeza em Lúcia, e o que o deixa mais intrigado é que, ao tentar pagar, a moça recusa seu dinheiro. 

" Assim o meu espírito preocupou-se um momento com a singularidade daquela cortesã, que ora levava a impudência até o cinismo, ora esquecia-se do seu papel no simples e modesto recato de uma senhora. "
Pg 29

Há um momento na história que ocorre uma festa organizada pelo Dr Sá em que Lúcia se expõe e choca Paulo, porém, é nessa mesma festa que novamente Lúcia mostra seu outro lado á ele. Após esse dia, os dois firmam um certo "compromisso".
Lúcia muda bastante durante esse relacionamento... Passa a ser mais simples, renega coisas e pessoas, e isso passa a incomodar Paulo. 
Como não gosto de contar a história inteira, pois acho importante que vocês, se tiverem interesse, leiam e tirem suas próprias conclusões, não vou me alongar tanto nos detalhes da relação conturbada deles... O que posso dizer, é que certos comentários ditos por homens colaboravam para certas atitudes de Paulo.

"Não conheço mais estúpido animal do que seja o bípede implume e social, que chamem homem civilizado."
Pg 77

Acho que um dos momentos mais impactantes do livro (pelo menos para mim) é quando o leitor passa a ter conhecimento sobre a história de Lúcia (que na verdade, se chama Maria da Glória) e do seu "sacrifício" pela família. A mulher descrita pelos homens como "excêntrica" e "caprichosa" na verdade acaba se tornando um anjo (palavras do próprio Paulo). <3  

"Elas não sabem, como tu, que eu tenho outra virgindade, a virgindade do coração! Perdoa-lhes, Paulo"
Pg 118

O livro é maravilhoso... De verdade! <3
Acho que seria um "tapa na cara" pra muita gente que gosta de julgar as pessoas sem antes conhecer sua história.
Para finalizar a postagem, deixo uma das frases mais fofas do livro, onde Paulo descreve sua amada:

"Almas como as de Lúcia, Deus não as dá duas vezes à mesma família, nem as cria aos pares, mas isoladas como os grandes astros destinados a esclarecer uma esfera"
Pg 127

  
Espero que tenham gostado!
E por favor, deem uma oportunidade aos clássicos. :)
Por: Ellen Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário