sexta-feira, 15 de julho de 2016

Livros pelo Brasil

  Já pararam para pensar em quantos países diferentes temos em nossa estante? E como tem países que dominam nossas prateleiras, tanto que até sentimos que os conhecemos, como se já os tivéssemos visitados e não só lido a respeito? E pensando nisso, quantos outros países deixamos de ler por não conhecermos e por falta de divulgação de sua literatura? Quantos passeios, quantas culturas, histórias e viagens estamos perdendo?
 Pensando nisso, porque não fazer uma volta ao mundo por meio da literatura e conhecer esses autores maravilhosos e suas culturas?


 Para começar que tal um passeio pela literatura do nosso próprio país? Antes, que tal algumas informações? 

  • País: Brasil
  • Continente: América do Sul
  • Língua oficial: Português
  • A “Carta de Pero Vaz de Caminha” é considerado o primeiro documento escrito no país.
  • O primeiro livro impresso no Brasil foi “Marília de Dirceu” de Tomás Antônio Gonzaga em 1810.

 Eu separei seis livros, que passam do incrível Machado de Assis e seus livros obrigatórios e injustamente odiados, passando pelo modernismo de Clarice Lispector, tão famosa por frases nunca ditas, depois um pouquinho do nordeste com Graciliano Ramos, e finalmente livros mais modernos, como a Fantasia e sobrenatural de André Vianco (porque no Brasil também temos fantasia de qualidade) e o Romance de Carina Rissi.
E para finalizar um livro que reúne as autoras que estão fazendo tanto sucesso com seus livros jovens adultos. 


 A nossa literatura é muito rica, e minha lista não abrange nem 10% dela. Por isso, não posso deixar de citar os autores que, nos últimos anos, estão revivendo esta vontade de ler livros nacionais nos jovens: Mauricio Gomyde, Eduardo Spohr, Raphael Montes, Marina Carvalho, Marçal Aquino, Nazarethe Fonseca <3.
 Alem deles, não podemos esquecer os grandes autores do nosso país como: Jorge Amado, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade e muitos e muitos outros.

  Seja um clássico ou um romance contemporâneo, a leitura de um livro Brasileiro é sempre uma boa viagem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário