terça-feira, 5 de julho de 2016

Vamos falar de: Outlander- A Viajante do Tempo

"E se o seu futuro fosse o passado?"

Título:  A Viajante do Tempo 
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência 
Quantidade de Páginas: 800
Publicação: 2014

Sinopse:
Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?





 Hoje estou aqui para falar sobre meu novo amor, o primeiro livro da série OutlanderA viajante do tempo. Nunca tinha lido romances de época, mas tinha visto alguns trailers da série que despertou minha curiosidade. Após o encontro de livreiros organizado pelas editoras "Arqueiro" e "Sextante” onde o livro Os tambores do Outono-Parte 01, quarto livro da série foi apresentado, fiquei com a sensação de que eu tinha que ler logo esse livro e assistir a série, e foi o que fiz (ainda bem).

 A história começa no ano de 1945, após os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, onde a protagonista Claire Randall e seu marido Frank Randall serviram durante 8 anos, ela como enfermeira ele no setor de inteligência.
 Durante esses anos foram poucas às vezes em que o casal pode se reencontrar e por esse motivo resolveram voltar ao local de lua de mel, a Escócia, em uma tentativa de reviver a paixão daquela época.
 “Eu posso suportar a dor. Mas não poderia suportar você com dor. Isso exigiria mais força do que eu tenho."

 Frank Randall é um historiador apaixonado por genealogia e como tal, não deixa passar oportunidade de estudar e história da região e de seus antepassados que ali tiveram um papel muito importante nos séculos XVIII ou XVII. Enquanto seu marido se dedica a seus estudos, Claire ganha muito tempo ociosa, e por isso ela começa a pesquisar e estudar as plantas da região das Terras Altas.
 Em uma noite, Claire e Frank saem para assistirem escondidos um tradicional ritual pagão escocês, no qual Claire se interessa por algumas plantas, e resolve voltar ao local para colhê-las.
 É nessa volta que Claire tem sua vida transformada. Sem saber da “magia” que cerca as Terras Altas, e principalmente este local onde foi realizado o ritual, ela entra em um circulo de pedras, e ao tocar uma delas acaba misteriosamente viajando 200 anos no passado.
 “Houve uma época, há duzentos anos... São sempre duzentos anos nas histórias das Terras Altas”

 É a partir dessa viagem que a história realmente começa. Claire se vê em pleno ano de 1745 no meio dos conflitos entre os clãs escoceses e os soldados ingleses. Sendo ela uma inglesa se torna cativa do clã escocês Mackenzie, onde inicialmente é tratada com desconfiança, mas, aos poucos vai ganhando a confiança, por meio de seus conhecimentos como enfermeira.

 Enquanto tenta se adaptar aos novos costumes e a nova época, Claire esta determinada a voltar ao seu marido e amor que foi deixado no presente sem nenhuma explicação. Mas o que ela não esperava é que uma complicação chamada Jamie Fraser fosse aparecer em seus caminhos e despertar fortes sentimentos.

“Mas naquele instante, naquela fração de tempo, parece que tudo é possível. Você pode olhar através das limitações da sua própria vida e ver que não significa nada. Nesse momento, quando o tempo para, é como se você soubesse que poderia embarcar em qualquer aventura, terminá-la e voltar para si mesmo.” 

 Claire Randall é uma mulher forte, corajosa, inteligente e determinada, o que causa certo choque nas pessoas do século XVIII e garante aos leitores momentos engraçados, principalmente suas interações com Jaime e suas referências a cultura da sua época que ninguém entende.  É difícil não gostar dela e admirar suas atitudes.
 Jamie Fraser é jovem, corajoso, bonito, engraçado, corajoso e inconsequente. Com uma combinação dessas como não amar?

 “Porque onde todo o amor existe, não há necessidade de palavras. É tudo. É imortal. E se basta.”
 A autora Diana Gabaldon entrou facilmente para a lista de minhas preferidas, com sua escrita leve quando tinha que ser, e forte e agressiva na medida certa, além do fato de conseguir introduzir fatos históricos e religiosos na sua história sem tornar ela cansativa. E seus personagens são muito amor, mulheres fortes e determinadas e homens carismáticos de modos diferentes.

 A série também é incrível, e esta finalizando sua segunda temporada bem fiel ao livro, com cenários lindos e com um Jaime que por si só já dá todos os motivos para não se perder um só episodio.

Confira o trailer da primeira temporada.




Por: Erika Duarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário